sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sobrevivente de Abuso Sexual

Sobrevivente de Abuso Sexual

Sobrevivente de Abuso Sexual

 - Esperança e Perdão
Você está aqui: Desafios da Vida >> Sobrevivente de Abuso Sexual
Sobrevivente de abuso sexual - Há esperança?
Se você for um sobrevivente de abuso sexual, você tem passado por algo terrível e provavelmente está à procura de alguma compreensão e paz de espírito. Eu não tenho todas as respostas, mas eu também sou um sobrevivente de abuso sexual e posso me identificar com os sentimentos que você está enfrentando. Tenho finalmente encontrado paz de espírito e gostaria de compartilhar com você algumas reflexões sobre como superar esta dor tão profunda.

Você sabe por que você é um sobrevivente? Alguns podem chamar isso de sorte, seleção natural, força mental e emocional, ou intervenção divina. O que é isso para você?

Sobrevivente de abuso sexual – Aceitando o passado
A sobrevivência de abuso sexual envolve uma aceitação dos abusos do passado – aceitar o fato de que o abuso realmente aconteceu. Não importa que tipo de abuso sexual (incesto ou por um estranho) ou quão trágicas as suas consequências, a aceitação do passado é vital. Aceitar o passado é um passo essencial, não apenas para sobreviver, mas para vencer.

Examine o seu passado, se possível com a ajuda de um conselheiro profissional. Avalie como você foi capaz de suportar o abuso enquanto estava ocorrendo.
  • Quais foram os seus pensamentos? Você sente raiva, ódio ou melancolia?
  • Você se culpa ou talvez sente-se culpado (ou impuro)?
  • Você se isolou, vivendo em seu próprio mundo?
  • Você contou a alguém? Essa pessoa ignorou você?
  • Você ignorou os abusos e achou que eles iriam embora?
  • Você orou a Deus e pediu-Lhe para interceder, mas o abuso continuou mesmo assim?
  • Como você se sentia sobre si mesmo? Sobre os outros? Havia problemas de confiança? Se sim, com quem?
  • Havia problemas com a autoridade?
  • Você estava distante e não amigável, talvez tímido – tendo dificuldades para comunicar-se com outras crianças?
  • Ou você se escondeu por trás de ser extrovertido, quando no fundo estava em um estado de negação? Talvez você estava com medo de olhar dentro de si mesmo e ter que lidar com uma mistura de sentimentos e pensamentos. Talvez você simplesmente não sabia o que fazer ou como você realmente se sentia.
Não surpreendentemente, o que aconteceu conosco no passado é muitas vezes trazido para o presente. Sobrevivente de abuso sexual – Vivendo no presente
Se você for um sobrevivente de abuso sexual, como vão as coisas agora? Como um sobrevivente de incesto (atividades homossexuais do meu avô), confesso que ainda luto com as consequências do abuso sexual - sentimentos de raiva, ódio, tristeza, culpa e vergonha contra o meu agressor e indiretamente contra mim mesmo. Às vezes estes sentimentos e pensamentos podem atrapalhar e interferir em outros relacionamentos. Como um sobrevivente de abuso sexual, você passa por sentimentos semelhantes? Você já se perguntou “por que eu, o que é que fiz para merecer esse abuso?” Se sim, você não está sozinho.

Infelizmente, estes sentimentos e pensamentos não desaparecem magicamente. De experiência própria e de conversas com outros adultos também sobreviventes de abuso sexual, eu descobri que compartilhamos e exibimos pensamentos e sentimentos semelhantes, e que ainda lutamos para encontrar uma saída. Como um sobrevivente, eu só quero ser escutado e compreendido. Quero alguém com quem possa me identificar. Quero que me digam que estou bem. Quando uma pessoa foi abusada sexualmente, pensamentos como ”não estou bem, e eu nunca vou estar bem” parecem tornar-se enraizados na mente. Além disso, muitas vezes ainda existem problemas com a auto-aceitação, culpa, condenação, sentimentos de nunca ser ou fazer o suficiente, e assim por diante. Esses sentimentos não são corretos. Nós estamos bem e podemos viver uma vida de vitória!

Uma abordagem proativa para lidar com o abuso do passado envolve obter ajuda e dar uma olhada introspectiva no que aconteceu. Tragicamente, muitos sobreviventes de abuso sexual preferem evitar ajuda. A confusão de abuso sexual não resolvido pode levar algumas pessoas a passarem de vítimas a criminosos - o sobrevivente do abuso aprende a superar sua dor através de auto-abuso, como álcool ou drogas, ou ao desenvolver uma dependência de sexo ou pornografia. Muitos sobreviventes de abuso acreditam que não podem superar o que aconteceu com eles.

Se o abuso foi por alguém do mesmo sexo, infelizmente isto pode levar a relacionamentos futuros com pessoas do mesmo sexo. Se o abuso foi causado por alguém do sexo oposto, entre o pai e uma filha, por exemplo, a filha muitas vezes procura preencher esse vazio através de promiscuidade. Ela está realmente à procura de amor, e aprendeu que irá encontrá-lo através da atividade sexual. Claro, ela não encontra o amor, mas mágoa e muitas vezes mais abusos ou até mesmo doenças. Estas mentiras só podem resultar em corações e vidas partidos.

Se a necessidade ou vazio não forem tratados proativamente, o abuso muitas vezes sobrevive no sobrevivente. Sombras do abuso vivem de formas diversas, pois a vítima do abuso procura por satisfação na forma e nos locais errados. Por nunca ter conhecido amor verdadeiro, o sobrevivente de abuso só pode imitar o amor em troca.

Existe uma maneira de superar o passado? Creio que sim. Vamos dar uma olhada em algumas possíveis soluções para a cura de abuso sexual.
Leia Sobrevivente de Abuso Sexual Página 2 Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário